Menu_marcadores

terça-feira, 30 de abril de 2013

PRETO E BRANCO - A elegância e o romantismo desta linguagem fotográfica.

Henri Cartier-Bresson
Certamente, em alguns momentos, queremos produzir imagens em preto e branco e fazemos isso usando de nosso extinto e senso comum. Porém, se pensássemos durante alguns minutos sobre as diferenças entre a fotografia colorida e a preto e branco, atingiríamos resultados muito mais satisfatórios.


Na hora de fotografar devemos dar muito mais importância para linhas, sombras e formas e nos desapegar da importância que damos às cores. Outro fator que podemos usar a nosso favor é o ruído. Câmeras profissionais DSLR e compactas hoje oferecem sensores que são bem menos suscetíveis a ruído digital. Mesmo assim, a fotografia P&B nos permite o uso do ruído como linguagem fotográfica.

O contraste criado na imagem fará a diferença entre uma belíssima fotografia P&B e somente mais uma imagem sem sentido. Na minha experiência, as melhores fotografias preto e branco, são aquelas que mostram partes da imagem com branco puro e partes com preto puro. O uso deste tipo de contraste dá a foto mais interesse a cena.

Atenção com as texturas. Alguns tipos de superfície são carregadas de textura interessante para fotografia sem cor. O sol incidindo lateralmente em alguns objetos é bastante interessante, pois cria linhas, volume e sombra. Lembre-se: Transformar uma fotografia em P&B somente para “salvar” uma foto colorida mal tirada é uma péssima ideia e não é assim que funciona MESMO.

A pós-produção da foto preto e branco é essencial para o resultado final. Utilizar plug-ins específicos do Photoshop ou Lightroom para atingir os resultados tão sonhados é um bom caminho. No próximo post vamos falar um pouco sobre os plug-ins e como utilizá-los em cada caso.

E para quem quer ir além e fotografar profissionalmente em P&B, a Leica acaba de lanças a primeira câmera digital específica para fotografar em preto e branco - LEICA M MONOCHROM - Para quem tiver vontade basta desembolsar audaciosos U$7.950
Um dos mestres da fotografia preto e branco - Henri Cartier-Bresson - Note o uso das linhas e das altas e baixas luzes para produzir uma imagem interessante.