Menu_marcadores

terça-feira, 2 de abril de 2013

5 dicas para melhorar suas fotos no Instagram

LUZ – Quando utilizamos a câmera de nossos telefones, precisamos nos certificar da qualidade e da quantidade de luz disponível. O sensor de um Iphone 4s, por exemplo, mede 4.54×3.42 mm (muito menor que de uma câmera compacta ou DSLR) e isso significa que não trabalham bem com pouca luz. É sempre melhor utilizar a luz do sol, quando não for possível, explore as luzes disponíveis no ambiente e o flash do telefone. O App Camera+ (iPhone 0,99¢) permite que você deixe seu flash continuamente ligado enquanto enquadra sua imagem. A quantidade de luz é diretamente proporcional à qualidade da imagem que será produzida.

Aqui, utilizando o sol disponível às 17:30h, foi possível adicionar drama e clima na foto. Foto: Victor Marim

APROXIME-SE – Para começar, lembre-se que as suas fotos serão vistas através de um telefone celular, com telas pequenas. É de fato como disse Robert Capa: “If your pictures aren't good enough, you're not close enough” (“Se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”). Principalmente para retratos, não tenho vergonha de pedir ou mesmo “roubar” uma foto de um transeunte desatento.


Um desconhecido aguardando o ônibus. Foto: Victor Marim



ÂNGULO – Podemos pensar sobre ângulo inicialmente levando em consideração seu dia a dia. Quais imagens a caminho do trabalho ou em sua casa que geram interesse em você? E quais imagens são interessantes o suficiente para transmitir uma mensagem boa aos seus seguidores? E mais importante, como você quer que essa imagem seja vista? Um olhar sobre seu bairro, um detalhe de alguma loja exageradamente decorada ou uma imagem de crianças indo para a escola, podem se tornar grandes temas quando você coloca em prática a busca pelo incomum. É muito improvável que nós façamos um retrato de família “cortando” a cabeça de todo mundo na foto. Por isso, é sempre importante prestar atenção em onde vamos posicionar cada elemento da imagem. Pense que o telefone é portátil e assim podemos utilizá-lo abaixo, acima, de lado ou bem pertinho do assunto!

Foto: nois7 - Robert Jahns

DUPLA EXPOSIÇÃO – A dupla ou até a tripla exposição era uma técnica muito utilizada na fotografia analógica e vem sendo muito replicada agora na era digital. Apps como DXP (de graça na Apple Store) ou PhotoForge2 (iPhone 1,99¢) permitem que você combine imagens e explore a sua criatividade mesclando uma, duas ou mais fotos!

Foto: dyankov
FOCO – A maioria dos smartphones têm a função de foco automático. Ainda assim, em alguns momentos, precisamos utilizar o foco manual para determinar em qual região da foto queremos nitidez máxima. Basta clicar exatamente sobre a área onde queremos foco. Simultaneamente quando você clica na imagem será determinada a exposição da câmera. Preste atenção para não deixar a foto muito clara ou muito escura... e use essa ferramenta para adicionar um “clima” em suas fotos.

Utilizar o foco seletivo e a ferramenta de desfoque proporciona um isolamento para determinados elementos da foto. Foto: Victor Marim